Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tipos de Regime de bens

Publicado por Perfil Removido
há 5 anos

Entende-se por regime de bens o conjunto de regras jurídicas que determinam como serão administrados os bens do casal. A escolha do regime de bens deve ser feita antes do casamento, analisando o perfil dos noivos, alinhada com os objetivos do casal.

Os 4 tipos de regime descritos em lei são:

1 - Comunhão parcial de bens: nesse regime, os bens adquiridos antes do casamento não se comunicam entre os cônjuges, assim como doações e heranças. Mas, os adquiridos durante a união passam a ser patrimônio comum do casal. Sobre os bens comuns, cada cônjuge terá sua parte no patrimônio, que é dividido igualmente.

2 - Comunhão Universal de Bens: Nesse regime, os bens adquiridos antes e durante o casamento se comunicam entre os cônjuges, inclusive doações e heranças, formando um patrimônio comum ao casal.

3 - Separação de bens

No regime de separação de bens, os bens adquiridos antes e durante o casamento não se comunicam entre os cônjuges. Dessa forma, o casal escolhe, ainda em vida, como ocorrerá a distribuição dos bens adquiridos durante o período do casamento. Lembrando que existem hipóteses que o regime de separação de bens é obrigatório.

4 - Participação final nos Aquestos: Neste regime, na constância do casamento cada cônjuge possui seu patrimônio, administra e responde individualmente pelas suas dividas e bens, no entanto, em caso de dissolução da união, os bens adquiridos onerosamente pelo casal serão partilhados.

Sendo possível ainda o pacto antenupcial.

  • Publicações33
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações662
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tipos-de-regime-de-bens/735068952

Informações relacionadas

RS Advogados e Associados, Advogado
Notíciashá 6 anos

Pacto antenupcial

Priscila Araújo Zanetti, Advogado
Notíciashá 3 anos

Regime de Bens e Inventário

Dr Ricardo Diógenes, Advogado
Notíciashá 3 anos

Regime de Bens

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Posso mudar o regime de bens do meu casamento?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

2. Os Regimes de Bens no Casamento e na União Estável

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)